Audiência Pública para Preservar o Tucunaré Acontece em Miguelópolis

Aconteceu na última segunda-feira, 23, uma Audiência Pública no Centro Cultural de Miguelópolis, sobre a Pesca Predatória e a preservação do Rio Grande e seus peixes, principalmente o Tucunaré.
Na reunião esteve presente o Prefeito de Miguelópolis, Doutor Naim Miguel Neto, a primeira-dama, Nara Ap. Peraro Miguel, a chefe do setor de Turismo, doutora Caroline Granhani, o Capitão da Polícia Militar, Helder Antônio, também representando a Polícia Militar, o Cabo Prince, a vereadora e presidente da Câmara de Miguelópolis, Angela Menezes, vereador Leandro Queiroz, Nardo Harley, presidente do COMTUR e os membros, o diretor executivo da AMITAM, Manoel Pedro, Presidente da AMIRIG, João Marcolino e alguns membros, e vários pescadores, guias de pesca e profissionais que vivem e trabalham no Rio.
Na audiência, o principal assunto era a implantação da pesca esportiva do Tucunaré e a preservação de várias espécies de peixes e do meio ambiente, tendo em vista, que está ocorrendo uma pesca predatória totalmente desregrada, pondo em risco o futuro do turismo em Miguelópolis e o desemprego para àqueles que vivem da pesca.
Várias pessoas presentes expressaram suas opiniões sobre os assuntos abordados e ao final foi feita uma votação para a possível criação de um Projeto de Lei que ajuda a intensificar a vigilância no rio, e a implantar a pesca esportiva do tucunaré, tendo em vista que a grande maioria dos presentes afirmou que é necessário implantar a cota zero do tucunaré, pois estão diminuindo consideravelmente no Lago do Rio Grande, e proibir a pesca com Rede, Tarrafa e Arpão.
Foi decidido que será elaborado pelo Conselho Municipal de Turismo um Projeto de Lei e posteriormente enviada à Câmara Municipal para a votação, sendo que na oportunidade a população será informada da data e horário da Sessão na Câmara Municipal para votação do referido Projeto de Lei.
Esclareceu ainda o Diretor Executivo da AMITAM – Manoel Pedro, que está implantando a Rota de Pesca e Lazer do Rio Grande, que será composta por 11 (onze) municípios, sendo que para o município participar da Rota deverá ter o Projeto de Lei sobre a pesca, aprovada pela Câmara Municipal de sua cidade.
O Prefeito Dr. Naim, ressaltou que a Administração tomara todos os cuidados necessários junto ao COMTUR para criação do Projeto de Lei, pois existem aqueles que vivem da pesca, e ainda fazem o uso de Redes para pescar, vamos juntos com essas pessoas estudar e criar alternativas para não serem prejudicados.
Após a audiência pública, recebemos uma repercussão positiva de representantes de outras cidades, que também estão trabalhando para criação de um projeto de Lei em seus municípios.
Todas as decisões tomadas serão fundamentadas, estudadas e repassadas à população.